Curso RDC 216



Você sabia de que todo estabelecimento de que trabalha utilizando serviços por alimentação deve atender à RDC 216?
Muitos donos por estabelecimentos não tem conhecimento Derivado do essa resoluçãeste, colocando este negócio e ESTES clientes em risco. Porém não se preocupe, como você verá a seguir tais como se adequar às regras!
Neste artigo vamos explicar este de que é a RDC 216 e quais sãeste os seus pontos principais, de modo a que Assim sendo você possa atender Lindas as exigências sanitárias. Vamos lá?

O qual é a RDC 216?


A RDC 216 é um Regulamento Tfoicnico por Boas Práticas para ServiçESTES de Alimentaçãeste aprovado através Diretoria Colegiada da Agência Nacional por Vigilância Sanitária, a ANVISA.
O objetivo principal dessa resoluçãeste é garantir que as companhias sigam orientações padronizadas e mantenham sempre a capacidade por seus produtos e serviçESTES, visando sempre a segurança da população.
Sãeste considerados serviços do alimentaçãeste os estabelecimentos de que realizam as seguintes tarefas: manipulaçãeste, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuiçãeste, transporte, exposiçãeste à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo.
Em outras palavras, sãeste: cantinas, bufês, comissarias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicaté especialmentessens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias, supermercados e congêneres.
A adequação dessas companhias e serviços não é opcional, é uma exigência da ANVISA. A nãeste implantação da RDC 216 Têm a possibilidade de implicar em multas pesadas e pelo fechamento do estabelecimento.
Agora de que você já sabe este que é a RDC 216, irei Debater A cerca de as AS SUAS principais exigências.

Este que a Vigilância Sanitária pede?





Em algum momento qual se fala em implantar novos processos nas empresas as vizinhos ficam desconfiadas, pensando qual é algo bastante complexo e postergam a sua própria introduçãeste.
Com 1 pouco por dedicação é possível regularizar a sua própria empresa, evitando problemas utilizando a Vigilância Sanitária.
A RDC 216 possui 3 pontos importantes qual merecem atenção:
• Adequação por Procedimentos Gerais,
• criaçãeste do Manual de Boas Práticas,
• Procedimentos Operacionais Padrãeste (POPs).

Adequaçãeste de Procedimentos Gerais


A RDC 216 orienta a implantação por procedimentos que garantam:
• A excelente óptima aparência do local;
• Higiene da equipe, do ambiente e DE superfícies;
• Água potável para utilização;
• Manuseio indicado de lixos e resíduos;
• Saúdo Destes manipuladores Destes alimentos;
• Controle de pragas;
• Utilização por Aparelhamentos calibrados de mediçãeste;
• Maté especialmenterias-primas selecionadas;
• Fornecedores de confiança;
• Segurança dos Alimentos da chegada até a distribuiçãeste.
Esses procedimentos auxiliam a empresa a garantir a superioridade dos suplementos da chegada até a entrega de modo a o consumidor final. No entanto, de modo a qual os procedimentos sejam bem fabricados, é necessário qual ele se baseie em práticas eficazes.

Manual de Boas Práticas


Cada estabelecimento deve criar 1 Manual por Boas Práticas, descrevendo de forma detalhada sua estrutura e procedimentos nela realizados. Em outras palavras, é documentar passo a passo tais como as coisas sãeste feitas dentro do local.
Por pacto usando a resoluçãeste, devem constar pelo Manual a descrição dos seguintes procedimentos:
• Requisitos higiênico-sanitários Destes edifícios;
• A manutençãeste e higienização das instalações, Destes Aparelhamentos e Destes utensílios;
• O controle da água do abastecimento;
• Este controle integrado por vetores e pragas urbanas;
• A capacitação profissional, o controle da higiene e saúdo Destes manipuladores;
• Este manejo de resíduos;
• Controle e garantia do habilidade do alimento preparado.
Ao documentar as práticas, a empresa garante qual o conhecimento adquirido nãeste se perca, tornando Ainda mais fácil integrar funcionários em novas funções. De modo a qual as práticas sejam operacionalizadas de maneira correta são necessários procedimentos de que garantam a sua própria padronizaçãeste.

Procedimento Operacional Padrãeste (POPs)


O Procedimento Operacional Padrão é um Argumento por instruções sequenciais para a realização do operações rotineiras e específicas na manipulaçãeste por alimentos.
As POPs se dividem em quatro grupos:
Higienizaçãeste de instalações, equipamentos e móveis
Devem conter informações A respeito de essencia da superfície a ser higienizada, mé especialmentetodos de higienização e os princípios ativos selecionados e as AS SUAS concentrações.
Elas precisam deter também o tempo do contato Destes agentes químicos e ou físicos usados na operaçãeste de higienização, a temperatura e outras informações de que se fizerem necessárias. Quando aplicável, ESTES POP devem contemplar a operaçãeste por desmonte dos equipamentos.
Controle integrado do vetores e pragas urbanas
Contemplam as medidas preventivas e corretivas destinadas a impedir a atraçãeste, este abrigo, este entrada e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas.
No caso da adoção do controle químico, este estabelecimento deve apresentar comprovante por execução de serviço fornecido através empresa especializada contratada, contendo as informações estabelecidas em legislaçãeste sanitária especíTeimavive.
Higienizaçãeste do reservatório
Elas especificam as informações constantes na POP de Higienização de Instalações, equipamentos e móveis. Estas especificações precisam ser apresentadas exatamente quando realizada por uma empresa terceirizada, neste caso, deve ser apresentado este certificado por execução do serviço.
Higiene e saúde dos manipuladores
Contemplam as etapas, a freqüência e os princípios ativos usados na lavagem e antissepsia DE mãESTES Destes manipuladores.
Tais como as medidas adotadas nos casos em que os manipuladores apresentem lesãeste nas mãESTES, sintomas por enfermidade ou suspeita por problema de saúde que possa comprometer a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos.
Deve-se especificar os exames aos quais os manipuladores de alimentos são submetidos, bem tais como a periodicidade do sua própria execução.
O programa do capacitação Destes manipuladores em higiene deve ser descrito, a ser determinada a ministério horária, este conteúdo programático e a freqüência do sua própria realizaçãeste, mantendo-se em arquivo ESTES registros da participaçãeste nominal Destes funcionários.
Você deve manter-se se perguntando: qual é a utilidade por documentar instruções? A resposta é bem simples!
Ao documentar as instruções, você permite de que todos os funcionários sejam capacitados de modo a exercerem as atividades relacionadas, para além por padronizar a execuçãeste, garantindo em algum momento a mesma qualidade.

A importância da RDC 216


Depois de ler tudo isso, você deve estar se perguntando: quais são os pontos positivos de que a RDC 216 oferece de modo a este seu Empreendimento?
Para além por ficar em POR DIA utilizando a Vigilância Sanitária, a RDC 216 resoluçãeste Facilita você a:
• Garantir a segurança dos alimentos através dos procedimentos de cuidado e controle;
• Manter a padronização das atividades da empresa;
• Reduzir a perda do suplementos no recebimento, armazenamento e manuseio;
• Facilitar este treinamento do novos funcionários de que já encontram as atividades documentadas.
Nãeste espere Muito mais e comece a implantar as boas práticas pelo seu estabelecimento ainda Este momento!





Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *